História

A COMITAL foi fundada no ano de 1946 com a sua sede em Ermesinde, concelho de Valongo, Distrito do Porto, Portugal.

Deste modo, associada desde 1989 ao grupo francês AGS/BMP, a COMITAL prosseguiu desde o início um programa de investigação e desenvolvimento de novos produtos e processos, com vista a satisfazer as contínuas e crescentes exigências de um mercado cada vez mais alargado e competitivo.

Desde o início da sua actividade, assegurou uma fonte importante de matéria prima própria, mantendo actualmente os originais centros de extracção de talco, barita e carbonato de cálcio, localizados em Bragança e Ansião.

Ao nível dos centros produtivos, exercendo inicialmente a sua actividade apenas em Ermesinde, foi em 1992 que fruto de uma estratégia de parceria com clientes a empresa avança com a instalação de um novo centro de produção, em Soure, que visava fornecer um dos maiores produtores nacionais da indústria de papel, a Soporcel. Esta parceria durou até ao ano de 1995.

No ano de 2000 inicia o processo de internacionalização na AMÉRICA DO SUL, inaugurando no URUGUAI uma unidade de produção de slurry para papel revestido.

Em 2001 a COMITAL liga-se ao maior produtor mundial de Carbonatos de Cálcio - o GRUPO Omya, AG.

Os dois centros de produção foram mantidos até ao final de 2002, altura em que a unidade de Ermesinde é desactivada. O desejo de reestruturação, a oportunidade de estabelecimento de um acordo com a C.M.Valongo no âmbito da requalificação paisagística da zona, e a aquisição de parte do capital da empresa pelo grupo Omya foram as condições essenciais que permitiram este decisivo passo.

É assim que desde o início de 2003 a empresa se encontra a exercer a sua actividade fabril exclusivamente em Soure, numa unidade completamente reestruturada e remodelada segundo os mais avançados processos tecnológicos de sistemas, controlo e automação de produção.

É também em 2003, fruto de uma estratégia de melhoria contínua ao nível da qualidade de matéria prima, inaugurada uma unidade modelo de extracção e transformação de Talco situada em Bragança em pleno Parque Natural de Montesinho. Esta unidade foi projectada de forma a integrar-se perfeitamente na paisagem circundante e a respeitar plenamente o MEIO AMBIENTE.

A nível internacional, é dado o arranque para uma nova unidade industrial no CHILE.

A nível da QUALIDADE, é efectuada a transição para o referencial normativo NP EN ISO 9001:2000.

Em 2004, é construída a nova sede, em Ermesinde, onde se centralizaram a administração, serviços administrativos e comerciais. 

Neste mesmo ano a COMITAL alarga a sua actividade comercial à DISTRIBUIÇÃO, passando a representar em exclusivo para PORTUGAL, diversas empresas produtoras de resinas, pigmentos, cargas e aditivos.

Na área da QUALIDADE e directamente ligada ao cumprimento da Directiva dos Produtos de Construção, a COMITAL obtém para os seus AGREGADOS, o Certificado do Controlo da Produção na Fábrica de acordo com as normas EN 12620:2002, EN 13139:2002, EN 13043:2002. 

No ano de 2006, passou a denominar-se, em resultado da total integração no Grupo Omya, OMYA COMITAL, MINERAIS E ESPECIALIDADES SA.

Neste mesmo ano, alargou o âmbito de aplicação do Sistema de Gestão Integrado às unidades de produção de ANSIÃO e SOEIRA e ainda à actividade de Distribuição.

A 1 de Outubro de 2007 fruto da aquisição por fusão da Unikristal Minerais alarga o seu âmbito de elaboração de produtos. Passa a produzir carbonato de cálcio precipitado para a Indústria de Papel.

Em 2008 deu-se inicio à expansão da nossa unidade fabril em Setúbal de forma a responder às novas solicitações da Indústria de Papel.

Em 2013, com a reestruturação do Grupo Omya na Europa Ocidental, passou-se a chamar OMYA SA, havendo a transferência da sede social para a Unidade Fabril de Soure e a passagem dos Serviços Administrativos (Apoio ao Cliente, Logística e Finanças) para os escritórios centrais em Bruxelas.