Embalagens à base de polímeros

A aplicação do carbonato de cálcio da Omya visa melhorar as propriedades mecânicas e a produtividade num vasto leque de aplicações de embalagens rígidas e flexíveis, que vão desde filmes finos até folhas espessas. O carbonato de cálcio pode favorecer os resultados das linhas de produção, enquanto melhora a resistência ao impacto e aumenta a rigidez.

Os produtos da Omya melhoram as propriedades mecânicas e valorizam o desempenho da conversão, ao mesmo tempo que reduzem consideravelmente o consumo de matéria-prima, o tempo de produção e a pegada de carbono.

A Omya leva a inovação tanto ao consumidor, como ao mercado das embalagens poliméricas industriais, oferecendo diversas soluções para embalagens primárias, secundárias e terciárias em HDP, PP, PS, PET e outros tipos de polímeros especiais. Certos artigos em plástico, como sacos de compras, filmes cavitados e termorretráteis, rótulos em manga termorretrátil, tabuleiros, tampas, garrafas, cápsulas e rolhas são apenas alguns exemplos em que o carbonato de cálcio da Omya dá um contributo fundamental e de grande valor para a otimização de embalagens.

Os carbonatos de cálcio da Omya também resultam num benefício ambiental considerável, reduzindo a emissão de CO2 e o consumo energético e petroquímico derivado dos processos de fabrico e conversão de embalagens, bem como minimizando a ACV (Avaliação do Ciclo de Vida) dos produtos de plástico finalizados. É com orgulho que a Omya enfatiza que o seu carbonato de cálcio reduz o impacto negativo global sobre artigos de plástico, quando adicionado a esses produtos em substituição de parte dos seus componentes de natureza petroquímica. Esta ação conduziu a um forte desenvolvimento de aplicações ecológicas, com objetivos tangíveis no que toca às emissões de gases com efeito de estufa e de substâncias poluentes do ar (NOx e partículas)

 

Aplicações

A utilização de carbonatos de cálcio no fabrico de filmes de PET melhora a velocidade na linha de produção e os resultados específicos. Os ciclos de aquecimento e arrefecimento mais rápidos aumentam o tempo de funcionamento das máquinas. Os principais benefícios para o produto final incluem, por exemplo, menores custos de matéria-prima, bem como melhores propriedades de barreira e resistência mecânica.

Os filmes BOPP providos de carbonato de cálcio evidenciam ou uma menor densidade, ou uma maior opacidade, demonstrando também melhores propriedades de impressão. 

Os principais benefícios decorrentes do uso de aditivos minerais da Omya no mercado do fabrico de fitas, sacos e big bags em polipropileno encaram fortemente a possibilidade de alcançar propriedades mecânicas excecionais e uma qualidade superior com cargas minerais sempre crescentes. Os principais benefícios na produção incluem, por exemplo, uma reduzida tendência para a fissuração e uma maior rigidez no polipropileno orientado.

Além da otimização de custos, os aditivos minerais da Omya aplicados no revestimento por extrusão proporcionam uma melhor aderência e velocidade na linha de produção, ao mesmo tempo que reduzem a temperatura de selagem mínima, baixam as temperaturas de processamento e de fusão, e resultam num menor bloqueio na matriz.

Nos processos de moldagem por sopro e por compressão, a elevada condutividade térmica e o baixo calor específico do carbonato de cálcio são vantagens cruciais no fabrico de produtos, tais como garrafas, recipientes, cápsulas e rolhas. O carbonato de cálcio da Omya oferece benefícios consideráveis na moldagem por sopro e por compressão, tais como um módulo de flexão mais alto, melhor ESCR, propriedades de impressão superiores, um ciclo mais rápido, temperatura de fusão mais baixa, carga máxima admissível e resistência à queda constantes, menor teor de dióxido de titânio e, por fim, uma otimização de custos.

O enchimento de folhas de polipropileno com uma percentagem de até 60% de carbonato de cálcio constitui uma solução comprovada que permite processar polipropileno em máquinas de termoenformação de poliestireno já existentes, proporcionando um desempenho em linha e um produto final de qualidade comparável. A utilização de carbonato de cálcio em produtos PS é também muito recorrente, modificando tanto o desempenho mecânico, como o resultado do processamento de embalagens e talheres descartáveis.

Os principais benefícios decorrentes do uso de aditivos minerais da Omya na termoenformação incluem melhores resultados de extrusão e arrefecimento mais rápido no rolo de refrigeração, tempo de arrefecimento no molde e ciclos mais rápidos, maior rigidez, menor retração, processamento em máquinas de termoenformação de PS já existentes, propriedades físicas mais isotrópicas e enformação mais precisa.

​Gama de Produtos


 

Para mais informações, utilize os nossos contactos