Tratamento de Águas

Remineralização e ajuste de pH

De forma a aumentar a qualidade da água natural ou tratada (por exemplo, dessalinizada) para um nível não corrosivo ou aceitável para o consumo humano, a Omya oferece produtos de calcário seleccionados e de alta qualidade tais como granulado e Juraperle ou Omyaqua micronizado. Estes produtos ajustam o valor de pH através da neutralização, (re)mineralização da água através da adição (dissolução) das quantidades requeridas de cálcio, magnésio e minerais de carbonato ou reduzem a dureza da água (descarbonização) usando Criscarb. Em todos os casos o objetivo é alcançar o equilíbrio cálcio-carbónico requerido. 

Um nível de carbonato de cálcio insuficiente em águas tratadas torna-as corrosivas e pode levar à corrosão de equipamentos e estruturas, frequentemente enquanto não preenche os requisitos de qualidade da água potável tais como as recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Uma solução supersaturada precipitará, provavelmente, o carbonato de cálcio causando escala, eficiência reduzida e eventualmente levando à falha do sistema. 

Água destilada ou permeada resultando da dessalinação das águas do mar ou águas salobras é muito corrosiva e deve ser remineralizada para proteger canos / sistemas de armazenamento da corrosão e para ir de encontro aos padrões de consumo humano pretendidos (água potável). 

Juraperle and Omyaqua fornecem a quantidade de cálcio adequada para a remineralização de águas dessalinizadas e para aumentar a dureza da água natural suave. Com mais de 40 anos de experiência no tratamento de água os carbonatos de cálcio granulados e micronizados de elevada qualidade da Omya são especialmente adaptados para o uso em processos de (re)mineralização tais como contactores de calcite (cama filtrante) ou no Novo Processo Avançado de Remineralização da Omya (OARP). 

Os nossos produtos Juraperle e Omyaqua estão em conformidade com os padrões internacionais para a água potável tais como a norma europeia EN 1018, ao mesmo tempo que locais.

Tratamento de águas superficiais e subterrâneas, potáveis e frescas

O rápido crescimento da população a par com a escassez de água em algumas regiões do mundo tornaram necessário que operações industriais e os municípios procurem soluções para o tratamento de água económicas e amigas do ambiente. Estas são usadas para a produção de água potável com a qualidade necessária ou para fornecer água de qualidade adequada para os processos industriais e para assegurar que as águas residuais tratadas não prejudiquem o ambiente. De forma a satisfazer as crescentes exigências económicas, regulamentares e ambientais a Omyafloc - um floculante amigo do ambiente e sustentável – foi desenvolvido para uso eficiente e económico em processos de separação líquidos / sólidos aplicados ao tratamento de superfície e subterrâneo. Eventualmente estes irão substituir químicos tradicionais tais como o (poli)alumínio ou sais férricos e /ou floculantes poliméricos tais como a poliacrilamida.

Floculação em águas residuais industriais e tratamento de efluentes

O tratamento de águas naturais, industriais e de efluentes municipais está directamente relacionada com a preservação do ambiente e constitui, por isso, um problema contemporâneo. Nas décadas passadas houve um notável aumento na quantidade de metais pesados, óleos minerais, compostos orgânicos de fraca oxidação, surfactantes sintéticos, pesticidas, lixo hospitalar, hormonas e outros micropoluentes em reservatórios abertos de águas subterrâneas resultantes de efluentes insuficientemente tratados de empresas industriais e municipais. 

O Omyafloc é um novo e inovador coagulante / floculante inorgânico usado em processos de separação líquido / sólido, fornecendo, assim, uma gama de benefícios económicos e ambientais. 

Durante a remoção de substâncias suspensas indesejadas e dispersas em colóide aquando de processos de purificação de águas residuais e tratamento de efluentes, o Omyafloc pode eventualmente substituir químicos tradicionais tais como o (poli)alumínio ou sais férricos e ou floculantes poliméricos tais como a poliacrilamida, o que oferece os seguintes benefícios:

  • Melhor conformidade ambiental
  • Maior eficácia operacional e maior custo-benefício
  • Melhor remoção de TSS (turvação)
  • Volume de efluentes optimizado
  • Criação de valor a partir de resíduos / efluentes
  • TOC e remoção de cor melhorados
  • Fácil de usar e não perigoso

Tratamento de esgotos industriais e municipais

Optical 20 – um carbonato de cálcio com propriedades únicas – pode ajudar a restabelecer estabilidade em processos de tratamento biológico através do reforço da capacidade ácida e do fortalecimento da estrutura do floco. Enquanto produto com base no carbonato de cálcio mineral o Optical 20 é muito mais do que um mero mineral estabilizador – tem um efeito positivo em todo o processo de tratamento de águas residuais, incluindo:

  • Capacidade ácida / de tampão melhorada nos efluentes
  • Estabilização dos flocos
  • Pesagem dos efluentes
  • Comportamento de sedimentação melhorado
  • Propriedades de desidratação melhoradas
  • Proteção contra a corrosão do betão

Prevenção da acidificação e eutrofização de águas naturais

Ar poluído contendo dióxido sulfúrico e óxido de nitrogénio resulta em chuva ácida, que tem um efeito negativo no valor de pH de águas abertas e as torna mais ácidas, o que pode, consequentemente, matar peixes e outros organismos tais como plantas aquáticas. 

A eutrofização é causada pelo escoamento agrícola e industrial, pela poluição dos sistemas sépticos e de esgotos e por outras actividades relacionadas com o Homem que aumentam o fluxo tanto de nutrientes inorgânicos como de substâncias orgânicas nos ecossistemas. Este facto escurece as águas e dá origem à proliferação de algas, odores e desaparecimento de peixes das áreas aquáticas afetadas. Podem também ocorrer problemas de saúde quando as condições eutróficas interferem com o tratamento de águas para consumo. 

Os problemas ambientais acima descritos podem ser solucionados através do uso do nosso carbonato de cálcio seleccionado que é espalhado na superfície da água de forma a limitar a eutroficação e ajustar o nível de pH . Os produtos de carbonato de cálcio indicados da Omya diminuem o excesso de nutrientes (fosfatos, nitratos) na água através da adição de iões de cálcio e do equilíbrio carbónico, melhorando assim a qualidade e clareza da água.

Químicos de distribuição do tratamento de águas

Os produtos de tratamento de águas inovadores e baseados em minerais Omya são complementados por tratamentos de água químicos avançados e únicos por princípios seleccionados. Isto permite à Omya oferecer aos nossos clientes uma linha de soluções e químicos de tratamento de águas de especialidade completa e atractiva. 

No mercado da dessalinização a Omya representa as Tecnologias Profissionais de Água (PWT) dos Estados Unidos da América na Europa, no Médio Oriente e em países seleccionados da África. PWT desenvolveu e produz uma única linha de químicos de especialidade para membranas de osmose reversas tais como antidepósitos únicos baseados na tecnologia de dendrímero e membranas de alta eficiência de químicos de limpeza. Estes químicos de especialidade são aplicados com sucesso em sistemas de dessalinização para produção de água potável de média a larga escala, aplicações industriais e no processamento de comida.

Gama de Produtos


Para mais informações, utilize os nossos contactos