O vidro natural existe desde o início dos tempos. Forma-se quando determinados tipos de rocha derretem em resultado de fenómenos de altas temperaturas, tais como erupções vulcânicas, relâmpagos ou o impacto de meteoritos, que arrefecem e solidificam rapidamente.
Actualmente podemos sudbidivir o mercado do vidro em três segmentos:
- Vidro plano
- Recipientes de vidro e vidro de mesa
- Fibra de vidro
O carbonato de cálcio é usado no vidro enquanto estabilizador, modificando a viscosidade e aumentando a durabilidade do vidro. As propriedades comuns exigidas do carbonato de cálcio para todos os tipos de vidro são: teor de ferro extremamente baixo, características químicas consistentes e baixa humidade. A dolomite, mineral de carbonato de magnésio e cálcio, também pode ser utilizada como um estabilizador de forma a melhorar a resistência do vidro aos ataques naturais e químicos.
O mercado da cerâmica pode ser dividido em três principais segmentos – pavimentos e revestimentos, faiança, tijolo e telhas cerâmicas porosas.
Neste capítulo, o Talco é tambem um produto amplamente utilizado na cerâmica. Devido às suas características físico-quimicas, a sua utilização nas pastas melhora a resistência à flexão, permitindo coeficientes de dilatação térmica e retração na cozedura muito mais estáveis.
Para além de areia sílica o carbonato de cálcio é outro principal componente na produção de cerâmicas. O carbonato de cálcio é uma fonte económica de óxido de cálcio que é necessário enquanto fundente a altas temperaturas (1,050°C) uma vez que melhora tanto as propriedades químicas como mecanicas das peças de vidro, reduzindo a retração causada pelo aquecimento.
Para mais informações, utilize os nossos contactos