Minerais e Superfícies

Todas as interações entre sólidos e as suas zonas circundantes têm lugar nos assim denominados interfaces. O que acontece aqui define todos os aspetos importantes da vida, desde a mais pequena membrana celular até ao interface biosférico entre a vida no nosso planeta e o resto do universo. 

Evidentemente o grupo de pesquisa de Minerais e Superfícies está primeiramente interessado no comportamento dos carbonatos de cálcio e outras partículas de minerais em várias aplicações. Tradicionalmente o foco está nos plásticos, nos revestimentos, nas tintas e no papel – indústrias em que quantidades de carbonato de cálcio foram e continuam a ser usados enquanto cargas e pigmentos. Hoje em dia existem novas aplicações que colocam exigências particulares nos nossos produtos e que conduziram a muitos desenvolvimentos na área. Um dos mais importantes é o desenvolvimento de carbonatos de cálcio funcionais altamente porosos que abriram toda uma gama de novas aplicações. 

O nosso inventário de equipamento permite-nos seguir todos os passos no processo de trabalho, desde a pedra em bruto até aos mais finos produtos moídos. Isto também inclui a sua caracterização coloidal compreensiva.

Em alternativa temos também reactores de todos os tamanhos para levar a cabo a precipitação ou cristalização. A nossa pesquisa em PCC (carbonato de cálcio precipitado) tem lugar maioritariamente em Gummern, na Austria. 

Os nossos desenvolvimentos são feitos em contacto próximo com equipas de aplicação específica e departamentos da Omya – e ultimamente com os nossos clientes de todo o mundo.